terça-feira, 7 de julho de 2009

SER PROFESSOR NO CONTEXTO ATUAL

Essas são cinco idéias que considero fundamentais para contribuir na formação do “ser professor”:

John Dewey: As crianças não estão sendo preparadas para a vida num momento e em outro vivendo. É preciso que o professor respeite as vivências dos alunos para estimulá-los a pensar por si mesmos, despertando neles o entusiasmo.

Jean Piaget: O aprendizado é construído pelo aluno através da interação entre o sujeito que conhece e o objeto do conhecimento. O papel do professor é estimular essa ação pela busca do conhecimento.

Lev Vigotsky: É de fundamental importância o papel do professor como impulsionador do desenvolvimento mental dos estudantes. A aprendizagem pode acelerar o desenvolvimento do sujeito e o professor faz a mediação desta aprendizagem.

Paulo Freire: O conhecimento não se transfere, se constrói. A partir da realidade do aluno o professor deve criar discussões e reflexões que o levem a aprender como aprender.

Tania Marques: É a pesquisa que permite o professor aprender e ter condições de ensinar o seu aluno a aprender. Pois educar e pesquisar são tarefas complementares.

Essas idéias são fundamentais na formação do ser professor pois em nossa prática docente é preciso estar atento aos alunos e tentar compreendê-los, promovendo a interação dos conteúdos com a vida real, para que eles vejam sentido no que esta sendo proposto. Dar espaço para que os alunos encontrem respostas para os seus questionamentos, percebendo a importância de buscar sempre mais e ir além...

Nenhum comentário:

Postar um comentário