terça-feira, 30 de junho de 2009

Sobre Portfólio

Conheço poucos professores que trabalham com portfólio, na verdade trabalham com memórias, como diz o texto de Miriam Salles, e padronizam os ditos ”portfólios” utilizando-os para comparação entre seus alunos em conselhos de classe e não como uma maneira de se refletir sobre a aprendizagem dos alunos. É usado para mostrar que os conteúdos foram aplicados e não como um instrumento de avaliação para a aprendizagem. Normalmente são usados para mostrar que os alunos não atingiram os objetivos propostos pelo professor, justificando assim a nota baixa.

Após pesquisar mais sobre portfólio para escrever este texto, quero fazer parte desta nova vertente avaliatória, com diz Dinéia Hipólytto e usá-lo como um dos instrumentos metodológicos de avaliação. Com certeza o usarei para refletir, juntamente com meus alunos, sobre seus processos de aprendizagens e como se deu/dará esse processo, como recurso de auto-avaliação permanente.

Passo a entender também o sentido deste blog, sendo meu portfólio eletrônico para auto-avaliação documentada, aberto às contribuições de colegas e outros. Os textos que Cybele Meyer postou em seu blog também são muito esclarecedores a respeito do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário